6. SEM TROMPETAS

Resolvi vestir-me de branco da cabeça aos pés, algo que não é comum pois tenho um certo desacato com o facto de me ver todo de branco, e saí à rua. Tudo à minha volta pareceu-me diferente e é engraçado perceber a forma como a roupa se mistura connosco e invariavelmente com o mundo. Por um dia eu não me senti eu em todas as formas que o eu pode adquirir. Senti-me na ausência de algo, na ausência de toda a cor que me completa.

"No trumpets sound when the important decisions of our life are made. Destiny is made known silently."
Agnes de Mille

Isto não está nada fácil. Eu sou um homem de etapas, gosto de pensar no meu trabalho como uma sucessão de tarefas e quando estava prestes a terminar uma das tarefas para a minha colecção final fiquei doente. Estou com uma gripe de cão e muitas coisas estranhas têm acontecido. Desde uma campainha que toca frenética e quando chego à porta ela pára de tocar e não está lá ninguém. A um telemóvel a receber mensagem estranhas e no meio de tudo um coração mal resolvido e a entrar em stress. Devo estar a alucinar com a febre. Mas o bom de ter ficado doente é que me deleitei a ver a quarta temporada do project runway e digo-vos que é a melhor de todas.






RAMI


JILLIANE LEWIS


CHRISTIAN SIRIANO

"E quando as horas voltaram a ser o que eram, ela telefonou e disse: "Não nos devemos voltar a beijar. Não, não é não podemos. Não, também não é não quero. Eu não disse que não fizemos bem. Digo que não devemos, que nos faz mal." E eu disse que sim, que já era bastante ruim ter qualquer expectativa, qualquer uma. Que o que acontece está muito longe de tudo o que acontece. Pediu que repetisse e eu repeti já sem entender o que dizia, sabendo só que o tinha de dizer assim, que não sabia de outra maneira, já não sabendo quem ela era, nunca soubera. Estava confuso, que era como ela dizia gostar mais de mim, quando me abraçava mordendo-me os lábios."
in Saudades de Nova Iorque, Pedro Paixão



5. CABER NA PELE

“Há dias em que não cabes na pele como que andas, parece comprada em segunda mão um pouco curto nas mangas”
Letra de João Monge para Ala dos Namorados

Ou serão os dias que não cabem em nós? É que 24 horas parece tão pouco tempo para um dia e cinco dias parecem tantos dias para um fim-de-semana só com dois. Uma coisa que aprendi é que o tempo está nas nossas mãos e a sua relatividade presa aos nossos cérebros. É por isso que muitas vezes deixamos escapar aquilo que passa mesmo em frente aos nossos olhos, porque simplesmente não nos permitimos a acreditar.

Tempo: Duração limitada, por oposição à ideia de eternidade; meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão.

"Laughing at our mistakes can lenghten our own life. Laughing at someone else's can shorten it."
Cullen Hightower

Andava eu a pesquisar para um novo projecto que tenho em mãos quando deparei com estas fotografias. Automaticamente fiquei apaixonado. Fico triste de não saber o nome desta artista que no flickr se intitula de nynewe.


Era só o que me faltava! A minha vida depende de arroz... é que a minha ascendência é chinesa e por isso estou habituado a que se coma arroz em todas as refeições. É caso para dizer - nunca me perguntem o que quero para acompanhamento. Fica aqui o link com o resto da notícia.

"Em Portugal, a situação já é preocupante porque há menos arroz disponível no mercado, mas ainda não há racionamento. Contudo, isso poderá ocorrer se a Tailândia restringir as exportações, afirmou ao DN Pedro Monteiro, secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Arroz (ANIA)."


4. SIMPLE

"There is no abstract art. You must always start with something. Afterward you can remove all traces of reality."
Pablo Picasso

Desmontar imagens, retirar para acrescentar, menos é mais, as formas simplificam-se e aqui andamos às voltas para que a todo o momento se retome às formas básicas, ao simples, ao naif. Mas se essa ingenuidade não for genial de nada serve. É preciso encontrar um bom caminho para percorrer a simplicidade.


"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso."
Albert Einstein

E seguindo este regresso às raízes, estava numa festa, em casa de uma amiga minha, quando começo a ouvir uma música vinda da sala. Curioso para saber o que era aquele som tão familiar aproximei-me. Então deparo-me com as músicas dos meus jogos de infância interpretados de uma forma bastante diferente. Isto realmente há de tudo um pouco no mundo.






E já que se fala de pixeis aqui fica o sofá criado pelo designer Cristian Zuzunaga graduado no Royal Collage of Art em Inglaterra num conceito bem pixelizado. O seu conceito pixels também foi usado em parceria com o designer de moda Peter Smith para os Adobe Award.



"Meu partido é um coração partido e as ilusões estão todas perdidas. Os meus sonhos foram vendidos tão barato que eu nem acredito. Ah, eu nem acredito que aquele garoto que ia mudar o mundo frequenta agora as Festas do 'Grand Monde'. Meu heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder. Ideologias, eu quero uma para viver."


Ideologias, Cazuza e Frejat

E falando de realidade, ideologias, encontrei este vídeo no blog da Sílvia, um vídeo que todos deveríamos ver com toda a atenção do mundo, com toda a atenção para o mundo. Não sei se é por andar a fazer uma cadeira de Ecodesign e por ter despertado para todos os problemas inerentes à saúde do nosso planeta (logo, à nossa saúde), mas a verdade é que algo de muito grave está a a passar-se e nós, achando que nada podemos fazer, deixamo-nos ir com a maré.



3. MODELAR

Tudo tem início em alguma coisa. Nada surge do nada e o trabalho é inspirado pelas coisas que nos rodeiam, aquilo que podemos chamar de "As nossas referências". Colectar essas referências, registá-las e criar novas imagens com elas é um pouco do trabalho que faço todos os dias. Aqui ficam 25 das coisas que mais me inspiram no meu trabalho, entre artistas, designers, pintores, fotógrafos, filmes, personagens, livros e espectáculos tudo junto faz o meu imaginário.




"To be stupid, selfish, and have good health are three requirements for happiness, though if stupidity is lacking, all is lost."
Gustave Flaubert

Hoje estou a precisar de rir um pouco - é a falta de chocolate no meu corpo, talvez devesse mesmo ir comprar uma mega barra de chocolate aqui na mercearia em baixo de minha casa. Mas depois penso naquelas futilidades dos centímetros a mais na barriguinha que são tão difíceis de perder e penso que o melhor é ficar-me pelas animações da Pixar.




Nunca gostei muito de pássaros, devo confessar, e é-me sempre complicado encontrar algo relacionado que verdadeiramente me agrade. Mas estes colares do catalogo de Chinny Chin Chin são fabulosos e a forma como são apresentados não deixam de ter a sua graça, nesta colecção de retratos de pombos correio.






"LARRY Cala-te, não me venhas com essa merda do «Tu és bom de mais para mim». É verdade, mas cala-te, não me venhas com essa merda. Suave: Estás a cometer o maior erro da tua vida. Deixas-me porque julgas que não tens direito a ser feliz. Mas tu tens esse direito, Ann, tens. Pausa Curta. Tomaste banho porque estiveste a fazer sexo com ele? ANNA Sim. LARRY para não ficares com o cheiro dele? Para não te sentires tão culpada? ANNA Sim. LARRY E como é que te sentes? ANNA Culpada. LARRY Amas-me? ANNA Sim. LARRY Essa é mesmo boa, porra. Pausa. Anna... por favor, não me deixes. Ela abraça-o."

in CLOSER , Patrick Marber


Para relaxar gosto de ver algumas séries de televisão, mas com a greve dos argumentistas fiquei um tempo sem nada pela falta de novos episódios. Mas aos poucos elas estão a voltar e há que dizer que algumas em grande. E para marcar o regresso deixo aqui um sneak peak da Gabrielle em Donas de Casa Desesperadas numa cena que só poderia ter sido escrita para ela.





E volto então para os moldes que me estão a dar uma dor de cabeça dos diabos. Mas até ao final deste mês têm de estar prontos para dar início à confecção. Como em tudo na vida é preciso ter muita paciência e perseverança. Mas por vezes só me apetece pôr a música aos altos berros, fumar um cigarro e ficar a ver o tejo da janela do atelier.

2. HOW

"If someone wants a sheep, then that means that he exists"
Antoine de Saint-Exupery


O trabalho continua árduo na preparação das colecções, mas em boa hora tudo estará concluído. Entre moldes, agulhas e linhas lá se vão tecendo pequenas histórias em formato de vestir. Talvez por ter viajado muito neste último ano, nesta colecção resolvi contar uma história sobre viagens, aspirantes a piratas saqueadores de outros povos e rumei em direcção à Escócia e à Sibéria.



Estava eu num dos meus blogs favoritos Swissmiss e eis que encontro este pequeno diagrama fabuloso de como trabalhar melhor. Mas a piada não está em olhar para ele com o objectivo de trabalhar mas com o objectivo de viver. E se muitas vezes aplicássemos à vida estas regras, talvez as coisas corressem melhor.

HOW TO WORK BETTER
HOW TO LIVE BETTER HOW TO LOVE BETTER
Tenho em vista ir ao Teatro Aberto ver a nova peça que lá está Rock'n'Roll de Tom Stoppard. Para além de gostar quase sempre do que vejo no Teatro Aberto, de referir a minha entrega total ao musical Sweeney Todd com uma interpretação brilhante de Mário Redondo (e não é que encontrei o blog dele) e Ana Ester Neves, a outra verdade é que já ouvi falar tanto desta peça e do furor que fez em Londres e, mais tarde, em Nova Iorque, recebendo 10 nomeações para os Tony Awards, que tenho assim uma boa curiosidade a crescer em mim.


(Rock'n'roll + Sweeney Todd)

Entretanto passei pela Fnac e comprei o meu golden ticket para ver a Diamanda Galas, vamos lá ver o que sai dali. A ser apresentado estará o seu novo álbum Guilty, Guilty, Guilty. Devo agradecer ao Brama por me ter pegado este pequeno vício malicioso e corrosivo. Termino com uma "animação de parede". A ideia em si está fantástica e o resultado final surpreendente. E é preciso dizer - haja santa paciência! E assim retiro-me para os meus aposentos onde me espera uma tentativa de adormecer a combater as insónias (acho que vou voltar à dose de cavalo de Valdispert).




1. ERA UMA VEZ...

Não sei o que me deu mas isto estava a precisar de uma reestruturação. Há coisas que deixam de fazer sentido da forma como estão e é preciso reanimá-las de alguma maneira. Neste caso precisei de uma limpeza completa, de um começar de novo. Talvez pela falta de vontade de começar um novo blog, achei por bem reutilizar este, até porque estamos em tempos onde a reciclagem e a reutilização são conceitos de extrema importância.


Aqui estou eu a ouvir La Bohème de Puccini na tentativa de me decidir pela música que usarei na minha instalção de apresentação da colecção de final de curso. E é ao som de Si Mi Chiamano Mimi que tudo isto começa. Aproveito para deixar aqui o link para o evento onde se dará o fim que originará o início de uma nova fase da minha vida - a vida profissional.

DRESS IS MORE

E estão todos convidados a aparecer nesta apresentação onde serão expostos os trabalhos de 20 pessoas, com visões frescas sobre o mundo, a arte e a moda.

Neste fim de semana aconteceu o jantar dos bloguistas convocado pelos blogs whynotnow e Felizes Juntos ao qual não pude comparecer, devido a um corte orçamental pela compra de tecidos e por uma multa de estacionamento em má hora. Mas compareci ao convivio no Maria Lisboa e foi bom rever algumas caras. Fico então à espera de outras oportunidades para nos juntarmos.

Entretanto está a chegar o dia em que a Diamanda Galas vem a Lisboa e eu ainda não tenho bilhete. Pelo rumo que as coisas estão a tomar estou mesmo a ver que a data vai passar eu vou acabar por não ir, ou porque não tenho dinheiro ou porque os bilhetes já esgotaram. Aqui deixo uma das minhas músicas favoritas dela At The Dark End Of The Street com imagens de um filme que tenho de ver In The Mood For Love.



Entretanto deixo a dica para visitarem o site dos Story Tailors, uma dupla de designers portugueses que abriu recentemente a sua loja no chiado e têm um trabalho interessantíssimo onde misturam as histórias dos contos de fadas com uma modelagem peculiar.