32. CLUBE DE COMBATE


Depois de várias conversas com o meu irmão, ao longo dos almoços de domingo, resolvi comprar o livro "Fight Club" de Chuck Palahniuk. O filme, esse, já o vi trezentas vezes e encontro sempre algo de novo, algo que me faz pensar, repensar... mas o livro tirou-me do sério. A única coisa da qual tenho pena é de não ter lido primeiro o livro. Acredito que se tivesse lido primeiro tinha levado uma bofetada a sério que me deixaria caído no chão em menos de nada. Recomenda-se vivamente a ser esmurrado sem parar até não se conseguir abrir mais os olhos, para que depois, quando os olhos voltarem a abrir se veja com maior clareza.

CLUBE DE COMBATE
CHUCK PALAHNIUK
Casa das letras

"Depois de teres estado num clube de combate, ver futebol na televisão é a mesma coisa do que te pores a ver pornografia quando podias estar a gozar uma sessão de sexo bestial."

"Naquela altura, a minha vida parecia-me demasiado completa e, se calhar, temos de quebrar tudo para sermos capazes de fazer algo de melhor de nós próprios"

"- Só depois de teres perdido tudo - diz o Tyler -, é que serás livre para fazeres tudo o que quiseres"

"Subimos para o quarto dela e a Marla explica-me que na natureza selvagem não vemos animais velhos porque mal envelhecem, os animais morrem. Se adoecem ou se deixam ficar para trás, há sempre qualquer coisa mais forte que os mata. Os animais não estão destinados a ser velhos.

A Marla deita-se na cama, desata o cinto do roupão e diz que a nossa cultura fez da morte uma coisa errada. Os animais velhos deviam ser uma excepção não natural."

"A Marla começou a ir aos grupos de auto-ajuda visto que era mais fácil estar ao pé de outros farrapos humanos. Toda a gente tem qualquer coisa errada. E, durante algum tempo, o coração dela acalmou."

"Uma noite, no clube de combate, escolhi um estreante. Naquele sábado à noite, um jovem com cara de anjo veio ao seu primeiro clube de combate e eu escolhi-o para uma luta. A regra é essa. Se é a tua primeira noite no clube de combate, tens de lutar. Eu sabia isso muito bem, por isso escolhi-o porque a insónia tinha voltado outra vez e eu estava na disposição de destruir qualquer coisa que fosse bela."

"Quanto mais alto caíres, mais alto subirás. Quanto mais longe fugires, mais Deus te quererá de volta.

- Se o filho pródigo nunca tivesse saído de casa - diz o mecânico -, a vitela gorda ainda estaria viva."

"...um instante é o máximo que alguma vez poderás esperar da perfeição."

Sem comentários: