7. O TEMPO DIFÍCIL

"Read, every day, something no one else is reading. Think, every day, something no one else is thinking. Do, every day, something no one else would be silly enough to do. It is bad for the mind to be always part of unanimity."

Christopher Morley

(clique na imagem para aumentar)

Como designer, não que todos o sejam, sou um pensador livre. Tento a todo o momento buscar, tanto no meu trabalho como na minha vida, uma liberdade que me leve para lá de todos os conceitos até então estabelecidos. Ainda tenho um longo caminho a percorrer pois considero-me no início de tudo, na ponta do iceberg, ainda estou muito na parte visível à superfície. Faltam-me muitas ferramentas para alcançar tudo aquilo que está escondido debaixo de água. Falta-me a experiência.

"The only way to discover the limits of the possible is to go beyond them into the impossible."
Arthur C. Clarke

É tudo um exercício. Viver é um exercício. Por vezes penso se não estaremos acomodado aos exercícios pré estabelecidos pela sociedade. É preciso arriscar para quebrar algumas barreiras. Por vezes seremos crucificados, não entendidos e só nos resta a força para aguentar, para nos mantermos fieis a nós mesmos.



Tenho andado a rever coisas antigas da Madonna, desde os seus concertos, à sua biografia e ao filme (não autorizado) que retrata o seu início de carreira. É preciso que se diga que esta mulher é um génio, olhando do ponto de vista artístico, porque do ponto de vista pessoal esta mulher foi uma cabra. Depois de ver tudo o que eu me pergunto é, teria ela alcançado a genialidade se não tivesse sido uma cabra? Teria ela alcançado tudo isto se não tivesse mandado muita gente à merda sem nenhum pudor, se não tivesse um poder de decisão para dizer eu quero isto e eu não quero aquilo, ter a força para separa a amizade do trabalho e dizer que não quando assim o teve de ser. Visto de fora parece de uma frieza absoluta, desumano por vezes, mas se não fosse o seu poder de saber o que queria e fazer acontecer, a nada disto ela teria chegado. Foi preciso coragem para ter-se sido assim, pois a essa coragem está agregada um sentimento de solidão.

"She started dressing like me and talking like me, it freaked me out. She started calling you up in the middle of the night. What's that about? I just want to be there when you discover, when you wake up next to your new lover. She might cook you breakfast and love you in the shower, the flavor of the moment, cause she don't have what's ours. She's not me, she doesn't have my name, she'll never have what I have - It won't be the same, I know I can do it better. If someone wants to pimp your style and hang with you a little while and make off with all the things you like, you're gonna have to watch it - Never let you forget she's not me and she never will be."

HARD CANDY, She's not me, Madonna

3 comentários:

Anónimo disse...

Tirando a t-shirt da Marilyn e da não muito boa escolha dos trabalhos apresentados, não acho nada que o que tenhas dito tenha sido mau, nada mesmo.
Em relação à Madonna, não acho nada que tenha sido uma cabra. E não digo isto por adorá-la. Fez algumas porcarias, usou algumas pessoas, é certo (também a usaram a ela e muito, muitas vezes) e foi, várias vezes uma cabra. Mas se a biografia foi bem escrita, então mostraria que, em termos gerais, Madonna não tem em "cabra" um dos seus principais adjectivos.
E ainda se fosse, isso não significaria que hoje é quem é, sobretudo, por causa disso. Ela é genial pela persistência, pela dedicação, pela luta, pela força, pela visão, pela sua forma de ver a vida, forma essa que foi construíndo, não por ter pisado X ou Y. Muitas pessoas são famosas ou têm um enorme valor, são génios, sem terem sido cabras.
Ela mandou e manda à merda quem achou e acha que deve, foi e é autoritária com quem ela quer e é essa força, autoritarismo, energia, sapiência de quem sabe o que quer que faz com que ela seja quem hoje é.
Sempre admirei a Madonna como artista, hoje e desde há vários anos, admiro-a como artista e como ser humano.
Como ela mesmo diz: "Quem vê em mim um exemplo de pessoa a seguir, deve seguir quem sou como ser humano, eu Madonna, não quem fui ou supostamente fui". E é isso mesmo. Ou se segue quem é ou se segue quem, supostamente, foi. E esta é a Madonna admirável.
Pensar que para se "subir" na vida, se tem ou deve ser, de certo modo, uma cabra, parte logo da permissa errada.

Pedro Eleutério disse...

Oh J. sabes perfeitamente que se existe alguém que devora e consome o seu trabalho sou eu. Ela é uma artista muito completa (apesar da fraca voz, que não é de todo o mais importante). E sim, ela foi muito cabra no seu início de carreira, mas hei, todos cometemos erros e todos mudamos. O que me pergunto (e talvez não tenha escrito o texto da melhor maneira) é se ela teria chegado onde chegou se tivesse tido outra atitude no seu início de carreira?

De todo digo que o seu início seja um exemplo a seguir. Pois a vida e a carreira de cada um deve tomar um caminho único e diferenciado. Para estas coisas não existe formula. Mas terá sido aquela formula que fez nascer a Madonna que vemos hoje? E como eu digo, ou suponho, ela percorreu um caminho muito solitário.

P.S.: A minha T-shirt da Marilyn é linda. Quanto à escolha dos trabalhos são opiniões. Eu achei que neste momento aqueles são o que representam o meu "pequeníssimo" percurso (até porque não tenho muitos mais trabalhos... ainda sou um aprendiz de feiticeiro - como diz a minha professora de TEPP).

paulo disse...

Gosto da ideia da vida como exercício! Um exercício de equilíbrio!
Gostei muito do teu portfólio na Dress is More! Parabéns pela criatividade! E vê se avisas para a malta poder aparecer!