26. AMOR INVENTADO

"Pró dia nascer feliz, essa é a vida que eu quis. O mundo inteiro acordar e a gente dormir"

Pró dia nascer feliz, Cazuza

Voltei às leituras da biografia de Cazuza escrita pela sua mãe. Acho que nunca tinha chorado tanto a ler um livro como me acontece com este. Mas a descrição de uma mãe que vê um filho, no auge do seu sucesso, morrer de sida numa época em que pouco ou nada se sabia sobre o assunto...


E assim perdi-me em memórias de terras brasileiras e num especial pensamento sobre Aliana Aires e Vivian Melo que me ajudaram a entender melhor a poesia de Cazuza. As manhas de um coração partido e os segredos de liquidificador. Esta é para elas e a toda a saudade que tenho. Codinome Beija-flor (uma das suas preferidas):

"P'ra que mentir, fingir que perdoou. Tentar ficar amigos sem rancor. A emoção acabou! Que coincidencia é o amor... A nossa musica nunca mais tocou. Pra que usar de tanta educacao p'ra destilar terceiras intenções. Desperdiçando o meu mel devagarinho flor em flor, entre os meus inimigos, Beija-Flor.

Eu protegi teu nome por amor em um codinome Beija-Flor. Não responda nunca, meu amor, p'ra qualquer um na rua... Beija-Flor. Que só eu que podia dentro da tua orelha fria dizer segredos de liquidificador.

Você sonhava acordada um jeito de nao sentir dor. Prendia o choro e aguava o bom do amor... Prendia o choro e aguava o bom do amor"

Barão Vermelho foi a banda com a qual Cazuza se apresentou e a qual deixou após três álbuns para seguir a carreira a solo. Neste vídeo, Barão Vermelho faz uma homenagem a Cazuza inserindo a sua voz na canção e passando imagens de Cazuza atrás. Cazuza pode não estar mais entre nós fisicamente mas deixou o seu legado e uma beleza única nas palavras.



"Amor da minha vida, daqui até a eternidade, nossos destinos foram traçados na maternidade. Paixão cruel desenfreada te trago mil rosas roubadas p'ra desculpar minhas mentiras, minhas mancadas. Exagerado, jogado a seus pés, eu sou mesmo exagerado... Adoro um amor inventado."
Exagerado, Cazuza

Sem comentários: