13. BAD OR LUCK

Falta menos de uma semana para o evento. Até parece mentira que o dia está a chegar, tem sido tanto o trabalho que pouco é o tempo para pensar no que acontece à minha volta, no facto de já terem passado cinco anos desde que tudo isto começou, nas voltas que a vida deu, e em como não foi nada fácil chegar até aqui. Daqui a uma semana sei que vai-me dar uma azia, um vazio no peito, mas estou ciente de que este final nada mais é que um princípio.

Quando estava a escrever os agradecimentos apercebi-me do quão tudo está tão diferente, de que as pessoas que eu esperava vir a agradecer já não estão mais na minha vida e de como tudo é tão passageiro. O tempo passa e tudo muda, mais do que nós imaginamos. Resta então esperar pelos tempos que se seguem.

Sinto-me completamente estourado, o corpo pede descanso e a adrenalina aumenta. Espero que no fim tudo valha a pena. E afinal não é isso que esperamos da vida? Que ela valha a pena? De outro modo, nada disto faria sentido.

12. GLOOMY SUNDAY

12.

Faltam 13 dias para o evento e anda tudo demasiado calmo na faculdade. Eu ando caótico, exausto e sem saber para onde me virar. Já não sei que peças coser ou o que fazer. Deixei de ter vida pessoal e trago comigo umas olheiras residentes. Comecei agora a tomar uns comprimidos para ver se não dou o berro antes do dia 5.

Comigo, está a trabalhar um grupo impecável que me ajuda nas questões do espaço da instalação, mas estamos com ideias muito complexas para o pouco tempo que temos, mas espero que tudo dê certo, vamos lá ver é se não chove. Aí teremos de começar a pensar num plano B pois a minha instalação é no exterior.


Portishead - Gloomy Sunday


Billie Holiday - Gloomy Sunday


Diamanda Galás - Glooy Sunday



11. DRESS IS MORE

(clique na imagem para ampliar)

10. GRITAR

Os últimos dias têm sido cheios de emoções fortes. É muito o trabalho na faculdade e pouco o tempo para escrever alguma coisa, como se a minha casa deixasse de ser a minha casa para passar a ser o atelier da faculdade, onde tudo está preparado com sítios para dormir, comida, microondas, frigorífico e por aí fora. É aí que agora passo a maior parte do meu tempo.

Na sexta-feira dia 9 de Maio, ou melhor dizendo, no madrugada de sábado, dia 10 de Maio, concluí a primeira peça que compõe a minha colecção. Ao mesmo tempo que foi excitante ver o desenho a tomar forma foi também pesaroso pensar que estou a dar início ao fim da faculdade. Dentro de quatro semanas tudo chega ao fim, mas entretanto tenho muito trabalho pela frente.

Tenho andado com alguns problemas com a minha apresentação da colecção, que será em formato de instalação, mas ontem recebi uma muito boa notícia que me vai poupar imenso dinheiro. Encontrei na faculdade uma estrutura modular que me permitirá alcançar a ideia base do projecto. Agora é preciso falar com o meu grupo de trabalho de Design de Interiores para ver o que podemos fazer com isso.

Para me puxar o animo para cima tenho a viver comigo a Salomé, grande amiga e também finalista do meu curso, para nos apoiarmos um ao outro no que der e vier. Ou vai ser uma experiência boa ou será o caos, mas aposto mais na primeira, pois esta senhora é um must na minha vida.


E para terminar, ontem foi o concerto da Diamanda Galas e foi simplesmente soberbo, sublime, sobrenatural. É difícil descrever por palavras o que se passou naquela sala. Um concerto bem doseado, com um maravilhoso jogo de luz, onde o piano e a sua voz estavam simplesmente perfeitos. Foi um concerto envolvente onde o espírito se deixou levar e elevar a um outro estado. Não esperava nada e encontrei tudo.


P.S.: Entretanto fiz uma actualização na minha página em www.dressismore.com para quem quiser ir espreitar.

9. VIDA UNIVERSITÁRIA

Ok, começo a passar-me. Falta menos de um mês para tudo acabar. A colecção tem de estar pronta e tudo tem de estar perfeito. Hoje terminei todos os moldes e se tudo correr bem, amanhã começo com os finais. Ter ficado doente até que nem foi mau, encharcado de Project Runway, ganhei motivação para continuar. Tanta motivação que enquanto espero pela aprovação dos moldes lembrei-me de fazer um par de cuecas inspiradas na colecção e até não me saí mal. Quero fazer mais uma ou duas e depois coloco aqui os resultados.

E em boa hora recebi este e-mail que achei muito engraçado.

COISAS SOBRE FACULDADE QUE SE DEVEM SABER ANTES DE ENTRAR:

1. Não importa o quão tarde a primeira aula começa, vais sempre adormecer durante a mesma;
2. Vais mudar completamente e nem vais notar;
3. Vais amar várias pessoas de maneiras muito diferentes;
4. Os alunos na faculdade continuam a atirar papéis durante as aulas;
5. Cada relógio da faculdade vai marcar uma hora diferente;
6. Se eras inteligente no secundário... azar!
7. Nada do que prometeste quando os exames finais acabaram vai importar, vais às festas da faculdade mesmo que sejam na noite anterior a um exame;
8. Podes saber a matéria toda e teres zero no exame;
9. Podes não saber nada e ter 20;
10. Vais aprender mais fora das aulas do que dentro delas;
11. Se nunca bebeste, vais beber;
12. Se nunca fumaste, vais fumar;
13. Se nunca tiveste sexo; vais ter;
14. Se não fizeres nada disto durante a faculdade nunca mais o irás fazer na vida, a não ser que voltes a fazer faculdade;
15. Vais tornar-te naquela pessoa que os teus pais te advertiram contra;
16. Psicologia é, na verdade, biologia;
17. Biologia é, na verdade, química;
18. Química é, na verdade, física;
19. Física é, na verdade, Matemática;
20. Ou seja, depois de anos a estudar, vais continuar a não saber nada;
21. Sentir depressão, solidão e tristeza não são manias de pessoas que não têm mais nada que fazer;
22. Vais sempre prometer estudar mais e festejar menos no semestre seguinte, mas isso nunca vai acontecer;
23. O que mais compensa na faculdade são os amigos que farás lá;
24. E quando terminar, vais perceber que foi o melhor tempo da tua vida.

SINAIS VISÍVEIS DE QUE NÃO ESTÁS MAIS NA FACULDADE:

1. Fazer sexo numa cama de solteiro é absurdo;
2. Há mais comida do que bebida no frigorífico;
3. 6h da manhã é a hora de acordar e não a de deitar;
4. Escutas a tua música favorita num elevador;
5. Andas de guarda-chuva e dás muita importância à previsão do tempo;
6. Os teus amigos casam e divorciam-se ao invés de começarem e acabarem;
7. As férias diminuem de 130 dias para 15 dias por ano;
8. Calças de ganga e t-shirt não são mais consideradas roupa;
9. És tu quem chama a polícia porque os vizinhos não sabem baixar a porcaria da aparelhagem;
10. Deixas de saber as horas a que fecham os drive-ins.
11. Dormir no sofá faz-te dores de costas;
12. Deixas de saber o que é dormir durante a tarde;
13. Vais à farmácia comprar comprimidos para as dores de cabeça e anti-ácidos ao invés de preservativos e testes de gravidez;
14. Comes o pequeno-almoço efectivamente à hora do pequeno-almoço;
15. Mais de 90% do tempo que passas em frente ao computadores estarás de facto a trabalhar.
16. Quando acabares de ler isto vais-te lembrar dos teus amigos que estão mais velhos como tu e de todos os bons momentos da faculdade que passou depressa demais.

Por hoje fico-me por aqui. Estou cansado e amanhã começa o verdadeiro furor em direcção ao desfile final.

8. MEDOS SONHADOS

8.


"When I was younger, I could remember anything, whether it had happened or not."
Mark Twain

Ainda permaneço num estado indefinido onde o real se mistura com o sonhado. Talvez permaneça aí o resto da minha vida ou, com a idade, caia na realidade absoluta do mundo e esqueça que em tempos houve espaço para os sonhos. Nesse espaço perco-me, nesse espaço sou eu e quando “acordo” tenho medo. Medo de tudo o que me rodeia. Mas se esse medo me ajudar de alguma forma tenho de o enfrentar. Talvez ter medo ajude, talvez seja a falta dele que nos leve à loucura.

“O medo de amar é o medo de ser livre para o que der e vier. Livre para sempre estar onde o justo estiver. O medo de amar é o medo de ter de a todo momento escolher com acerto e precisão a melhor direção. O sol levantou mais cedo e quis em nossa casa fechada entrar p’rá ficar. O medo de amar é não arriscar esperando que façam por nós o que é nosso dever: recusar o poder. O sol levantou mais cedo e cegou o medo nos olhos de quem foi ver tanta luz.”

B. Guedes/F. Brant

Pela trigésima vez dei por mim deitado no sofá a ver o "Diabo Veste Prada" e no final lá tive que soltar as minhas lágrimas perdidas. As lágrimas que trazem recordações de uma cidade do outro lado do oceano. O que nós esperámos por este filme sair e logo fomos a correr para o cinema e sentar nas primeiras filas para assistir. Como com todos os bilhetes ainda o tenho guardado.


O filme teve vários efeitos em mim, não só por retratar um pouco o mundo que me começa a rodear mas pela fase da vida pela qual passei. Às vezes um simples ano pode mudar toda a nossa vida... e é por isso que, ainda hoje, continuo a não concordar com a cena antes da última (tenho de fazer uma pequena edição do filme aqui em casa). Mas há momentos da nossa vida em que temos de arriscar, temos de tomar decisões, e por vezes não são as decisões mais acertadas, mas são elas que nos fazem ser quem somos. Daí para a frente podemos escolher não ser mais o mesmo, mas foi o facto de o termos sido que nos levou a tomar essa nova decisão. O que fazemos e escolhemos (ou o que não fazemos e o que decidimos não escolher) faz de nós quem somos, mal ou bem, é isso que nos constrói, é isso que nos molda. E quando chegamos ao fim de uma etapa ganhamos algumas coisas e perdemos outras. E nesse final, quando recuperamos a sanidade, quando tudo poderia ser perfeito, já a vida mudou...

Existe em mim uma certa raiva em relação ao mundo. Must work on it.



7. O TEMPO DIFÍCIL

"Read, every day, something no one else is reading. Think, every day, something no one else is thinking. Do, every day, something no one else would be silly enough to do. It is bad for the mind to be always part of unanimity."

Christopher Morley

(clique na imagem para aumentar)

Como designer, não que todos o sejam, sou um pensador livre. Tento a todo o momento buscar, tanto no meu trabalho como na minha vida, uma liberdade que me leve para lá de todos os conceitos até então estabelecidos. Ainda tenho um longo caminho a percorrer pois considero-me no início de tudo, na ponta do iceberg, ainda estou muito na parte visível à superfície. Faltam-me muitas ferramentas para alcançar tudo aquilo que está escondido debaixo de água. Falta-me a experiência.

"The only way to discover the limits of the possible is to go beyond them into the impossible."
Arthur C. Clarke

É tudo um exercício. Viver é um exercício. Por vezes penso se não estaremos acomodado aos exercícios pré estabelecidos pela sociedade. É preciso arriscar para quebrar algumas barreiras. Por vezes seremos crucificados, não entendidos e só nos resta a força para aguentar, para nos mantermos fieis a nós mesmos.



Tenho andado a rever coisas antigas da Madonna, desde os seus concertos, à sua biografia e ao filme (não autorizado) que retrata o seu início de carreira. É preciso que se diga que esta mulher é um génio, olhando do ponto de vista artístico, porque do ponto de vista pessoal esta mulher foi uma cabra. Depois de ver tudo o que eu me pergunto é, teria ela alcançado a genialidade se não tivesse sido uma cabra? Teria ela alcançado tudo isto se não tivesse mandado muita gente à merda sem nenhum pudor, se não tivesse um poder de decisão para dizer eu quero isto e eu não quero aquilo, ter a força para separa a amizade do trabalho e dizer que não quando assim o teve de ser. Visto de fora parece de uma frieza absoluta, desumano por vezes, mas se não fosse o seu poder de saber o que queria e fazer acontecer, a nada disto ela teria chegado. Foi preciso coragem para ter-se sido assim, pois a essa coragem está agregada um sentimento de solidão.

"She started dressing like me and talking like me, it freaked me out. She started calling you up in the middle of the night. What's that about? I just want to be there when you discover, when you wake up next to your new lover. She might cook you breakfast and love you in the shower, the flavor of the moment, cause she don't have what's ours. She's not me, she doesn't have my name, she'll never have what I have - It won't be the same, I know I can do it better. If someone wants to pimp your style and hang with you a little while and make off with all the things you like, you're gonna have to watch it - Never let you forget she's not me and she never will be."

HARD CANDY, She's not me, Madonna